Por que é importante investir em uma cultura de privacidade?

Mais que adequar processos e estabelecer políticas, um dos principais desafios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para as organizações está na construção e fortalecimento de uma cultura de privacidade

Pouco adianta estar em dia com os requisitos da legislação se, na prática, as pessoas não estão engajadas em suas rotinas, seja por falta de preparo técnico, seja por não entenderem a importância do processo.

Imagine que sua empresa precisou atualizar a forma como coleta dados de pacientes na recepção, alterando campos no formulário e incluindo etapas que assegurem a privacidade dos dados conforme níveis de acesso. Se a equipe que executa o processo não tiver sido envolvida durante a construção desse novo formulário e treinada antes da sua implementação, certamente será um gargalo na operação não só na recepção, mas em toda a cadeia de atividades que dependem dessa rotina.

Isso só para citar um exemplo de situações que podem colocar em xeque a efetividade das mudanças implementadas e expor a organização a riscos de tratamento inadequado dos dados pessoais, comprometendo a integridade do processo.

Construindo uma cultura de privacidade

Agora que você já entendeu que investir em uma cultura de privacidade é fundamental para o sucesso do seu projeto de adequação à LGPD, você deve estar se perguntando como fazer isso funcionar na prática, não é mesmo? Então continue por aqui que vamos te apresentar algumas dicas que vão te apoiar neste desafio.

1. Envolva as pessoas ao longo de todo processo de adequação à LGPD

As pessoas precisam entender o que está acontecendo e quais os impactos da LGPD na sua rotina de trabalho. Por isso, é fundamental que estejam envolvidas ao longo de toda a jornada, do lançamento à implementação do projeto.

Claro que elas não precisam estar 100% dedicadas, afinal poderá haver uma equipe focada nisso. Mas alguns momentos são cruciais para que esse envolvimento aconteça, como na reunião de kick-off ou lançamento do projeto; no mapeamento de processos e rotinas que impactem diretamente o desenvolvimento do seu trabalho; e no desenvolvimento das novas soluções, especialmente testando e validando as mudanças.

Com isso, as pessoas se sentirão valorizadas, participando ativamente de todo o processo e com maiores chances de se engajarem com a implementação das mudanças em sua rotina, atuando como um time que entende o valor da privacidade de dados pessoais.

2. Invista em sensibilizações sobre proteção de dados

Além de capacitação para que estejam preparadas para execução dos processos na rotina, é importante que as pessoas também entendam minimamente o cenário e as motivações que justificam as mudanças que estão em curso.

Por isso, sempre que possível realize ações de sensibilização que ajudem a esclarecer sobre como a temática impacta diretamente, não só as atividades da organização, mas o dia-a-dia das pessoas como um todo. Treinamentos formais, blitz nas áreas, campanhas de comunicação e mesmo recursos lúdicos como peças de teatro, jogos e dinâmicas de grupo são alguns exemplos de como a sensibilização pode ser aplicada à sua empresa, contribuindo para tornar a privacidade de dados pessoais um elemento da cultura organizacional.

3. Estabeleça fluxos de comunicação

Como já mencionado no primeiro item, as pessoas não precisam estar o tempo inteiro dedicadas no processo de implementação da LGPD. Uma forma de manter esse envolvimento é estabelecendo fluxos claros de comunicação entre as pessoas, para que sempre tenham acesso a informações atualizadas. 

Para isso, sua empresa pode investir na capacitação de facilitadores nas áreas, que serão responsáveis por participar das reuniões e desdobrar para os colegas da equipe. Esse papel também pode ficar a cargo das lideranças, utilizando os momentos de alinhamento já existentes na rotina para incluir esse repasse. 

O alinhamento com a comunicação interna também é um importante facilitador, incluindo pautas sobre o projeto nos veículos de comunicação, com o acompanhamento periódico das atividades e disseminação para toda organização.

Inclua no planejamento do seu projeto de adequação à LGPD as atividades que vão apoiar sua empresa na construção de uma cultura de privacidade. Se sua organização já está em dia com os documentos requeridos pela legislação, lembre-se que o trabalho não acaba com a finalização do projeto de adequação (na verdade esse é só o pontapé inicial), e que o fortalecimento da cultura deve ser uma constante na sua rotina. E não importa em qual fase sua empresa esteja, se precisar de ajuda, conte com os especialistas da Tornari. 

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